Logo depois do nosso (já) habitual Concerto para Piano, será apresentado o Recital que a pianista Maria José Morais deu no Cine-teatro Joaquim d´Almeida no Montijo no passado Sábado, dia 9.
O programa apresentado foi:
D. Scarlatti
Sonata em Ré menor, L.413
Sonata em Mi Maior, L.23
W.A. Mozart
Sonata em Lá menor, KV310
1. Allegro maestoso | 2. Andante cantabile con espressione |3. Presto
F. Chopin
Nocturno em Mi menor, Op.72 no.1
Nocturno em Dó menor, Op.48 no.-1
Mazurca em Lá menor, Op.68 no.2
Estudo, Op.25 no.7
Estudo, Op.10 no.12
Maria José Morais, piano
Duração 43:00
Com uma reconhecida carreira internacional, a filha do compositor e crítico musical César Morais, é a única pianista portuguesa incluída no Dicionário de Biografias Internacionais de Cambridge. Depois de ter acabado o Curso Superior de Piano com 20 valores, fez a sua estreia internacional, em 1974, no “Wigmore Hall” de Londres, um concerto que lhe valeu imediatos convites para a Polónia e EUA.
Nos últimos anos, Maria José Morais tem actuado frequentemente nas mais prestigiadas salas de concertos internacionais e nacionais como a Fundação Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, “Gaveau” e “Campos-Elísios” em Paris, “Royal Festival Hall” em Londres, “Konzerthaus” e “Musikverein” em Viena, “Palais des Beaux-Arts” em Bruxelas e “Bunka-Kaikan” em Tóquio, entre outros.
É também membro de júris de importantes competições internacionais, tais como em Viena e Bruxelas.
Em 1998 foi nomeada candidata ao título “Women of the Year” (mulher do ano), nos Estados Unidos da America, pelo American Biography Institute.
Emoção, magia e clareza absoluta é o que se pode esperar da música que Maria José Morais produz sentada ao piano.
Sem comentários:
Enviar um comentário